Alimentando um Filhote

No primeiro dia de vida os filhotinhos perdem um pouco de seu peso. Porém, eles devem ganhar de 5 a 10% do seu peso a cada dia, chegando ao dobro do peso do nascimento entre 10 e 14 dias de vida. Uma falha em ganhar peso pode indicar algum problema. Em caso de dúvida, consulte o Médico Veterinário.

Nos primeiros 20 dias de vida a única alimentação necessária é o leite materno. Deve-se ficar atento para verificar se a mãe permanece junto aos filhotes, amamentando-os adequadamente. Outro fator importante é garantir que todos estejam recebendo leite.

Filhotinhos muito pequenos podem ser rejeitados pela mãe ou pelos irmãos e podem necessitar de ajuda ou até mesmo de suplementos alimentares.

O desmame pode ser iniciado a partir dos 20 dias de vida para cães de raças grandes e a partir dos 30 dias para cães de raças pequenas. Para tanto, pode-se introduzir gradativamente, intercalando-se com a amamentação, ração própria para filhotes dividida em pequenas quantidades de 2 a 3 vezes ao dia.

O desmame definitivo costuma ser feito aos 45 dias de vida. Neste momento, os filhotes já estarão adaptados à ração, que deve ser administrada 3 a 4 vezes ao dia, de preferência no mesmo horário e local. Deixe água fresca sempre à disposição.

Até os 6 meses de vida recomenda-se manter a alimentação dividida em 3 a 4 refeições por dia. A partir de então, passe para 2 refeições ao dia durante toda a vida do animal.

Nenhum comentário: