Aprenda a dar banho no seu cachorro

O banho pode e deve ser uma experiência agradável para você e seu cachorro. É importante que você tenha alguns cuidados enquanto o banha ou então leve-o a uma clínica ou pet shop de sua confiança.

Passo 1 Escolha um local ventilado, limpo e seguro (para evitar quedas e fugas inesperadas) para banhar seu cachorro.


Passo 2 Escove seu cachorro antes de molhá-lo; assim você retira pêlos mortos, nós e sujeiras da pelagem.


Passo 3 Tenha cuidado para não deixar cair água dentro dos ouvidos de seu cachorro, o que pode facilitar o aparecimento das otites. Para evitar isso, você pode colocar um chumaço de algodão em cada ouvido, mas não se esqueça de retirá-los ao final do banho.


Passo 4 Para evitar desconforto térmico ao cachorro, utilize água de temperatura agradável para banhá-lo.


Passo 5 Molhe-o por completo com calma, evitando assustá-lo.


Passo 6 Use produtos veterinários de boa qualidade. Existem xampus, condicionadores e sabonetes específicos para cachorros. Consulte seu veterinário e verifique qual produto se adapta às necessidades de seu cachorro.


Passo 7 Cuidado para não deixar cair espuma nos olhos e, caso isso ocorra, lave com bastante água.


Passo 8 Se seu cachorro tem pêlo médio a longo, não esfregue o xampu de maneira desordenada. Faça movimentos no sentido do pêlo para evitar a formação de nós.


Passo 9 Ao usar condicionador, passe-o por todo o comprimento do pêlo, mesmo que seja longo, encaracolado ou cacheado. Após alguns minutos retire o excesso com bastante água.


Passo 10 Retire o excesso de água com as mãos e depois seque-o com uma toalha.


Passo 11 Se preferir, use um secador (não muito quente) para secar toda a extensão do pêlo, evitando a umidade, pois ela causa mau cheiro e favorece o aparecimento de problemas de pele.





Faça um elogio toda vez que ele ficar quieto e comportado. Todo animal gosta de carinho e atenção e a conversa transmite afetividade e segurança.

A tosa deve ser sempre realizada por um profissional especializado, ou seja, um tosador.
Prefira levar seu cachorro a uma clínica ou pet shop onde você tem boas referências sobre o banho e tosa. Se não tiver nenhuma recomendação sobre o local, na primeira vez observe de longe o que está sendo feito com seu cachorro, pois ele pode entrar sadio e sair com alguma doença se o profissional não obedecer às regras de higiene e esterilização de lâminas dos aparelhos de tosa.



.

Nenhum comentário: